AVCi - Acidente vascular cerebral isquêmico
O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCi) acontece quando uma artéria é obstruída e falta sangue numa determinada área do cérebro (isquemia).
O que é AVCi?
O AVCi é um acidente vascular cerebral isquêmico, que ocorre quando uma artéria é obstruída e há falta de sangue em uma área específica do cérebro.
Quais são os sinais e sintomas do AVCi?
Os sinais e sintomas do AVCi são relacionados a área do cérebro que é afetada, podendo incluir:
Perda da força, adormecimento/paralisia do rosto ou membro de um lado do corpo;
Alterações na vista (perda de visão, visão turva, visão dupla, sensação de "sombra");
Dificuldade para falar ou entender frases;
Desequilíbrio, tontura, falta de coordenação ao caminhar, queda súbita;
Dor de cabeça forte e persistente;
Dificuldade para engolir.
O que fazer em caso de suspeita de AVCi?
Ao apresentar os primeiros sinais e sintomas de um AVCi, é importante procurar assistência médica com urgência, pois o tratamento imediato pode prevenir sequelas mais graves e salvar a vida do paciente.
Quais são os tratamentos disponíveis para AVCi?
Uma vez levado ao centro de atendimento médico de urgência, o paciente pode passar por uma avaliação feita pelo neurologista e por exames complementares de sangue e imagem, como Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada. Baseado nisso, o tratamento pode incluir medicamentos para "dissolver" o coágulo no vaso sanguíneo afetado ou a Trombectomia Mecânica, um procedimento realizado pelo Neurorradiologista Intervencionista.
Como é a Trombectomia Mecânica?
A Trombectomia Mecânica é um procedimento realizado para retirar o coágulo que causou o AVCi. Durante o procedimento, o radiologista intervencionista utiliza um acesso arterial na altura da virilha, punho ou braço para levar um pequeno tubo flexível, chamado cateter, até o ponto da obstrução. Nesse momento, ele escolhe se vai realizar a aspiração do trombo ou se vai retirar o trombo usando um stent. Dependendo das condições do paciente e do tempo que passou entre o começo do AVCi e o tratamento, pode haver recuperação completa dos sintomas.
Quem pode ser submetido a trombectomia mecânica?
A Trombectomia Mecânica é um tratamento recomendado para pacientes que tiveram um AVCi causado por um grande vaso sanguíneo bloqueado e que chegaram ao hospital dentro de até 24h horas do início dos sintomas. Em algumas situações especiais, o tempo pode exceder as 24h.
É indicada especialmente para pacientes com sintomas neurológicos agudos causados por uma obstrução de uma artéria que nutre o cérebro. A detecção dessa obstrução geralmente ocorre na realização de um exame de angiptomografia ou angiorresonância magnética.
A decisão sobre a realização do tratamento é feita pela equipe médica responsável, levando em conta as características do paciente e os riscos e benefícios do procedimento.
O que as artérias carótidas têm a ver com o AVC isquêmico?
As artérias carótidas são responsáveis por levar sangue oxigenado do coração para o cérebro. Quando uma artéria carótida fica obstruída, seja por uma placa de gordura ou um coágulo sanguíneo, ocorre uma diminuição do fluxo sanguíneo cerebral, o que pode levar ao AVCi. As placas de gordura nas artérias carótidas são uma das principais causas de AVCi e, por isso, a avaliação dessas artérias é importante no diagnóstico e tratamento da doença. A obstrução das artérias carótidas pode ser diagnosticada através de exames de imagem, como a ultrassonografia doppler e a angiotomografia. O tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em casos mais graves, cirurgias para remover a placa de gordura ou um stent para manter a artéria aberta.
Acesse a publicação “O que a artéria carótida tem a ver com o AVC” para mais detalhes”.
Agende uma consulta
A equipe da Neocure conta com médicos especialistas no tratamento de AVCi. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com os profissionais por meio do link abaixo para agendar uma consulta.