Sintomas do aumento da próstata e opções de tratamento
Não é à toa que existe o Novembro Azul, um mês dedicado à campanha contra o câncer de próstata. Afinal, muitos homens ainda evitam ir ao médico para realizar exames periódicos que fazem toda a diferença para um diagnóstico rápido e um tratamento bem-sucedido.
No entanto, ir com frequência ao médico e fazer esses exames não é importante apenas para prevenir o câncer de próstata, mas também para vários outros problemas que podem aparecer na região, como é o caso da hiperplasia prostática - mais conhecida como aumento da próstata.
No texto de hoje, você saberá mais sobre esse problema, suas causas, sintomas e tratamentos. Fique com a gente até o final e boa leitura!
O que é o aumento da próstata?
A hiperplasia prostática é o aumento benigno (não cancerígeno) do tamanho da próstata. Ela chega a afetar 25% dos homens com idade entre 40 e 49 anos. Na faixa entre 70 e 80 anos, essa porcentagem aumenta para 80%!
A próstata, em seu estado normal, costuma ter o tamanho de uma noz. Contudo, quando sofre um aumento, pode ficar tão grande quanto uma bola de tênis! Esse crescimento anormal pode comprimir a uretra, o que impede ou dificulta a passagem da urina.
Isso, por sua vez, faz com que os riscos de desenvolvimento de cálculos renais (pedras nos rins) e infecções urinárias aumentem muito.
Não é possível nomear uma causa apenas para o aumento da próstata. Geralmente, ela ocorre devido a alterações hormonais que costumam envolver a testosterona e a di-hidrotestosterona. Além disso, a idade e o histórico familiar do paciente também são fatores de risco.
Quais são os sintomas do aumento da próstata?
Os sintomas da hiperplasia prostática só costumam aparecer quando ocorre o bloqueio do fluxo da urina. De início, os homens começam a sentir dificuldade para urinar ou sentem que não urinaram o suficiente. Também é muito comum que ocorra a nictúria, ou seja, a vontade de urinar com frequência à noite.
Essa vontade pode ir aumentando e ficando cada vez mais urgente, aparecendo subitamente e não aos poucos. A força do fluxo e a quantidade de urina também podem ser reduzidas. É algo típico do problema quando o líquido fica gotejando no final da micção. Também é possível que sangue seja eliminado com a urina.
Quais são os tratamentos para o aumento da próstata?
Após a realização de exames e do diagnóstico, o médico irá orientar sobre o tratamento mais adequado ao caso. Nos homens que não possuem muitos sintomas e cujo caso não seja tão grave, é possível que o médico não chegue a iniciar um tratamento, acompanhando o paciente de forma periódica.
Já os casos com sintomas mais severos podem ter as seguintes opções de tratamento (dependendo de fatores observados pelo médico):
Medicamentos, como inibidores do aumento e bloqueadores de sintomas;
Ressecção transuretral, retirada de fragmentos da próstata através do canal da urina;
Cirurgia convencional, com retirada de toda a próstata através de uma incisão na barriga ou através de pequenas incisões e auxílio de um robô (cirurgia robótica);
Embolização, um novo procedimento menos invasivo e mais rápido, seguro e eficiente, que age retirando a circulação prostática com auxílio de finos cateteres e do raio X.
A embolização prostática é técnica descrita no Brasil para o tratamento dos sintomas da hiperplasia prostática, que rapidamente se espalhou por todo o mundo devido à sua rápida realização por radiologistas intervencionistas adequadamente treinados, da rápida recuperação e alta efetividade.
Os estudos mostraram ser excelente opção de tratamento, não sendo mais considerada experimental. Pode ser realizada sem a necessidade de anestesia, podendo ser tratamento proposto para pacientes considerados de alto risco cirúrgico, como idosos, portadores de tumores, doenças cardíacas e pulmonares.
Não existem tamanhos de próstata que contra-indiquem a embolização, podendo ser utilizada inclusive como método pré-operatório para alguns pacientes com próstatas muito grandes, diminuindo a complexidade e os riscos da cirurgia.
Se quiser saber mais sobre a embolização, acesse o site da NeoCure ou entre em contato com nossos profissionais. Temos os melhores tratamentos para você!
Fonte:
Dr. Lucas Moretti Monsignore
CRM/SP 121.017 - RQE 38.296/38.297
Atualmente um dos diretores da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SOBRICE), entidade representativa da especialidade.