“Aneurisma cerebral é doença silenciosa”, diz Dr. Daniel Abud em entrevista ao Dr. Drauzio Varella no programa Fantástico do dia 08/11/2020.

Os episódios de rompimento e sangramento do aneurisma ocorrem geralmente a partir dos 50 anos, afetam mais as mulheres e se tornam mais comuns à medida em que a pessoa envelhece.

Tom Veiga, que deu vida ao personagem Louro José, morreu jovem, aos 47 anos de idade. Sua morte foi motivo do convite à entrevista do Dr. Daniel Abud. Tom Veiga teve um aneurisma no cérebro.

“O aneurisma cerebral geralmente passa a vida inteira sem dar sintomas. Ele fica lá silencioso; o paciente não sabe que tem o aneurisma”, explica o neuro-intervencionista Dr. Daniel Abud.

Os aneurismas cerebrais ficam perigosos quando rompem, porque o sangue jorra para dentro do cérebro, quando está associado a altas taxas de sequelas e de morte. No caso do Tom Veiga, aconteceu o pior: o aneurisma se rompeu, provocando um AVC hemorrágico – acidente vascular cerebral, também conhecido popularmente como “derrame”.

Na reportagem em vídeo, você vai ver o Dr. Drauzio Varella e o Dr. Daniel Abud falando sobre:

  • Aos 01:35 - Aneurisma cerebral, doença silenciosa: “O aneurisma cerebral passa geralmente a vida inteira sem dar sintomas. Ele fica lá silencioso; o paciente não sabe que tem o aneurisma”, enfatiza Daniel.

  • Aos 02:26 - O aneurisma é uma das principais causas do acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.

  • Aos 02:48 - Grupo de risco: os episódios de rompimento e sangramento do aneurisma ocorrem geralmente a partir dos 50 anos, afetam mais as mulheres e se tornam mais comuns à medida em que a pessoa envelhece.

  • Aos 03:13 - Diagnóstico: “Aneurismas não costumam provocar sintomas. Para diagnosticar, precisa fazer tomografia computadorizada ou ressonância magnética”, explica Drauzio.

  • Aos 03:22 - O aneurisma é genético?: Segundo Drauzio, é raro o aneurisma congênito - quando a pessoa já nasce com ele. Parte considerável dos casos surge por causa da pressão alta sem tratamento.

  • Aos 03:56 - Alerta: “Se você desconfiar que uma pessoa está com um quadro neurológico que apareceu de repente, de uma hora para outra, é uma emergência. Corra com ela para o hospital”, diz Drauzio Varella.

  • Aos 04:13 - “A segunda ruptura costuma ser fatal na metade dos casos”, alerta Daniel Abud, sobre a necessidade do tratamento rápido dos casos de aneurisma cerebral que foram diagnosticados com ruptura.

  • Aos 04:25 - Tratamento: Não existe remédio para tratar o aneurisma, mas a operação é rápida. Por isso, é preciso se cuidar.

  • Aos 05:44 - Embolização: O doutor Daniel Abud detalha os passos do tratamento do aneurisma cerebral através da técnica de embolização, realizada por médicos neuro-intervencionistas.

  • Aos 06:21 - Prevenção: “Para diminuir o risco de ter um aneurisma, é muito importante controlar a pressão alta, fazer exercícios e principalmente não fumar”, orienta Drauzio.

Leia mais

Setembro é o mês de Conscientização do Aneurisma Cerebral

O que é um AVC? Qual a diferença entre o AVC isquêmico e o hemorrágico?

O que você precisa saber sobre Aneurisma Cerebral?

Quais os tipos de tratamento para o Aneurisma Cerebral?

Anterior
Anterior

Mioma uterino e gravidez

Próximo
Próximo

Embolização para mioma uterino: “Minha vida mudou radicalmente. Agora tenho qualidade de vida, e isso não tem preço”