Quais as possíveis sequelas do AVC?

AVC

O AVC é uma das maiores causas de morte ao redor do mundo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que ao menos uma em cada seis pessoas sofrerá com o problema durante a vida.

Além disso, segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada cinco minutos alguém morre por esta causa, o que contabiliza cerca de 100 mil falecimentos ao ano.

É importante saber que o AVC está sempre entre as principais causas de óbito no nosso país, assim como também é uma das maiores causas de incapacidade no planeta.

Como pode ver, o AVC precisa ser discutido e entendido pela população, para que menos pessoas sofram com seus efeitos. No texto de hoje, explicaremos melhor o que é o AVC, quais são seus fatores de risco e quais sequelas ele gera. Fique com a gente até o final!

 

O que é o AVC?

O AVC (acidente vascular cerebral) ocorre quando células do cérebro morrem, devido a uma interrupção do fluxo sanguíneo no órgão. Isso pode acontecer de duas formas e cada uma delas representa um tipo de AVC.

O AVC hemorrágico é quando uma artéria ou um vaso se rompe e o AVC isquêmico é quando um vaso sanguíneo é entupido devido ao acúmulo de placas de gordura ou coágulos.

É possível dizer que existem alguns fatores de risco, controláveis ou não, que podem aumentar as chances de um indivíduo ter AVC. Entre os controláveis, podemos citar a obesidade, o estresse, o sedentarismo, o colesterol alto, a diabetes, o uso de drogas, a pressão alta e o tabagismo.

Entre os incontroláveis, estão: fatores genéticos, idade (idosos têm mais riscos) e sexo (em homens é mais comum).

 

Quais são as possíveis sequelas do AVC?

Não são todas as pessoas que ficam com sequelas. No entanto, existem algumas consideradas principais e comuns em quem sofreu com AVC. Saiba quais são elas a seguir:

 

  • Dificuldade em falar

Caso a região do cérebro afetada seja a responsável pela linguagem, é possível que a pessoa tenha um prejuízo em sua fala e comunicação. As palavras podem não sair claramente e talvez seja difícil ser compreendido ou até mesmo compreender outras pessoas.

 

  • Problemas motores

É possível que a pessoa afetada tenha paralisia devido à perda do controle muscular. Também não é incomum que alguns desenvolvam espasticidade, que é uma posição inadequada do corpo devido à contração involuntária, como mãos fechadas, ombros contraídos, entre outros.

 

  • Perda de sensibilidade

Acontece quando a região do cérebro atingida é a responsável pela sensibilidade. Por isso, é possível que o indivíduo passe a ter menos sensações em determinadas partes do corpo.

 

  • Confusão mental

Algumas pessoas sofrem com a perda de memória a curto ou longo prazo, assim como podem ter esquecimentos repentinos. Além disso, é possível que elas também tenham confusão mental e dificuldade em compreender o que está ao seu redor.

 Além dessas sequelas, pode ser que o indivíduo tenha dificuldade na visão, percepção afetada e perda de capacidade para realizar movimentos simples.

É importante sempre realizar exames regulares e ter acesso à tecnologia que possa ajudar os diagnósticos preciso, além de tratar o problema com eficiência.

Cuide-se sempre!

Escrito por:

Dr. Thiago Abud

CRM-SP 109.135

Neurorradiologista Intervencionista

Anterior
Anterior

Quais possíveis sequelas do Aneurisma Cerebral?