Radiologia Intervencionista e a interação com o campo da Urologia

A Radiologia Intervencionista vem aprimorando e propondo mudanças fundamentais para condições urológicas e contribuído diretamente para a menor morbidade em relação a procedimentos invasivos e diminuição do tempo de internação hospitalar.

Há também gradativa evolução de procedimentos terapêuticos, aliados à tecnologia de múltiplos aparelhos de imagem. Vamos conhecer algumas dessas técnicas?

Nefrostomia Percutânea

A nefrostomia percutânea consiste no uso de um dreno no interior do rim, medida necessária em casos de obstrução das vias urinárias por algum motivo, que acaba interferindo no fluxo adequado da urina e pode levar a insuficiências renais.

A partir de um dreno guiado pelo médico intervencionista, e com o auxílio de aparelhos de imagem, somos capazes de acessar o rim e drenar o acúmulo de urina. A técnica é feita com anestesia local ou sedação leve, com baixo risco de complicações e costuma alcançar uma taxa elevada de sucesso.

Embolização

Diversos quadros patológicos renais, como a hematúria, tumores renais, hiperplasia benigna de próstata e outros se beneficiam com a embolização. Um procedimento com nível de invasão mínimo, em que determinado vaso é ocluído. Esta técnica possibilita que cirurgias abertas e que apresentam maior risco possam ser evitadas, substituídas quando possível por métodos menos invasivos e endovasculares.

Esta técnica também é benéfica em alguns casos de varicocele. Após avaliação e exames de imagens, um cateter alcança as veias dilatadas ou varizes na região testicular e bloqueia as mesmas, possibilitando assim o tratamento da dor e melhora na função dos espermatozoides.

Ablação percutânea de tumores

Para pacientes com alto risco cirúrgico ou que não desejam uma cirurgia, a possibilidade da ablação percutânea de tumores guiada por imagens é um grande trunfo!

Utilizada para a abordagem aos tumores benignos e malignos, com bons índices de regressão tumoral. O principal objetivo do procedimento é a destruição de células tumorais a partir do uso de energia térmica, sem que com isso afete tecidos e células saudáveis.

Radiologia intervencionista e tratamentos urológicos

No texto, trouxemos algumas das possibilidades da radiologia intervencionista no campo da urologia!

Essas diferentes estratégias possuem, em comum, a possibilidade de um tratamento minimamente invasivo, com menores riscos e grandes taxas de sucesso. Nosso objetivo é expandir cada vez mais esses conhecimentos e abordagens, com técnicas que respondam às características e necessidades de cada paciente.

Anterior
Anterior

Dr. Daniel Abud - Aula: Reflexões Sobre o Tratamento Endovascular das MAVs Cerebrais

Próximo
Próximo

Dr. Daniel Abud - Aula: "Tratamento endovascular dos aneurismas cerebrais"