Publicado novo estudo brasileiro sobre AVC

estudo-circ-posterior-02.png

Equipe da NeoCure participa de mais uma publicação a respeito da trombectomia para o tratamento de AVC agudo. A publicação na revista internacional World Neurosurgery de pesquisa sobre trombectomia em AVC da artéria basilar inaugura a agenda científica da NeoCure em 2021.

O artigo intitulado “Thrombectomy for Posterior Circulation Stroke: Predictors of Outcomes in a Brazilian Registry” foi fruto da orientação de Mestrado de um aluno do Dr. Daniel Giansante Abud e do Dr. Luis Henrique de Castro Afonso, e contou com a participação de médicos de nossa equipe, médicos da Neurologia, pós-graduandos e residentes. 

Os benefícios clínicos dos tratamentos oferecidos pela Neurorradiologia e Radiologia Intervencionista são periodicamente publicados por nossa equipe em revistas internacionais, demonstrando a capacidade de criação de conteúdo científico, uma de nossas premissas.

O que é AVC isquêmico?

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de sequelas e morte no Brasil e no Mundo, com grande impacto social, ocupacional, familiar e econômico. É caracterizado por um sintoma neurológico que começa abruptamente, subitamente, como: dificuldade para movimentar um dos lados do corpo, boca torta, dificuldade para falar, dormência em um dos lados do corpo, dor de cabeça forte súbita, sonolência excessiva, desmaio, tontura com desequilíbrio. Entretanto, os efeitos dessa doença podem ser reduzidos quando é realizada prevenção, diagnóstico rápido e correto das causas do problema e tratamento rápido.

O AVC pode ser isquêmico, quando uma artéria cerebral é obstruída por um coágulo, ou hemorrágico, quando alguma outra doença, como aneurisma ou malformação arteriovenosa, apresenta uma ruptura, levando a um sangramento intracraniano.

O AVC isquêmico corresponde 80% do total de casos de AVC registrados. Sua origem ocorre no entupimento ou obstrução de um vaso sanguíneo cerebral, que interrompe a chegada de sangue e oxigênio para os neurônios, que passam a morrer de maneira rápida e progressiva.

Qual a importância da artéria basilar?

A artéria basilar é principal artéria da circulação posterior cerebral, e se forma a partir do encontro das artérias vertebrais, levando sangue para o cerebelo, tronco cerebral, e parte posterior do cérebro (lobos occipitais). O território suprido por essa é responsável pelas funções mais primitivas do ser humano, como controle da respiração, pressão arterial e dos batimentos cardíacos, além do equilíbrio e da visão.

Desse modo, a oclusão da circulação da artéria basilar é extremamente grave e frequentemente leva o paciente ao óbito ou sequelas extremamente graves.

Qual a proposta do estudo?

O artigo foi desenvolvido durante o mestrado do aluno Guilherme Borghini Pazuello, orientado pelo Dr. Daniel Giansante Abud e pelo Dr. Luis Henrique de Castro Afonso, em conjunto com a equipe da Neurologia, e teve como proposta demonstrar os resultados de um hospital brasileiro da trombectomia (desobstrução da circulação) nos casos de AVC agudo da artéria basilar, em comparação com resultados dos estudos internacionais.

Os benefícios observados pela trombectomia da artéria basilar foram comparáveis aos melhores serviços internacionais, demonstrando a capacidade intelectual, técnica e científica de nossos médicos.

Acompanhe nosso site e nossa seção de notícias para novidades sobre nossa equipe, as doenças e os tratamentos intervencionistas.

Dr. Lucas Moretti Monsignore
CRM/SP 121.017 - RQE 38.296/38.297
Atualmente um dos diretores da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice), entidade representativa da especialidade.

Fonte:

Pazuello GB , Castro-Afonso LH, Fornazari VR , Nakiri GS , Abud TG, Monsignore LM , Dias FA, Martins-Filho RK, Camilo MR, Aléssio-Alves FF, Pontes-Neto OM, Abud DG. Thrombectomy for Posterior Circulation Stroke: Predictors of Outcomes in a Brazilian Registry. World Neurosurg. 2020

Anterior
Anterior

Entrevista - Programa Alto Astral

Próximo
Próximo

Mioma uterino e gravidez