Drenagem biliar traz conforto ao paciente oncológico

Drenagem percutânea da via biliar é um procedimento médico realizado pelo Radiologista Intervencionista,indicado quando há alguma obstrução ou vazamento de bile dentro do fígado.

 

O que é a drenagem das vias biliares?

Drenagem da via biliar é um procedimento realizado por um médico Radiologista Intervencionista com a finalidade de drenar o líquido biliar acumulado em excesso dentro do fígado. 

Por que a bile se acumula no fígado?

A bile é um líquido produzido no fígado, armazenado na vesícula biliar e liberado a partir daí para dentro do intestino durante o processo de digestão. Tem como principal função ajudar na quebra da gordura que ingerimos. O canal natural de escoamento da bile parapode ser obstruindo em algumas condições levando ao seu acúmulo no fígado e consequentemente no sangue (bilirrubinas).

 

Em quem é indicada?

Pacientes que têm obstrução da via natural de saída da bile podem precisar de drenagem da via biliar. Algumas situações em que é indicada são:

• tumores do fígado, das vias biliares ou próximos ao fígado (pâncreas ou intestino);

• cálculos biliares (“pedras”) situados dentro do fígado ou impactados nos canais biliares;

• obstrução da drenagem natural da bile associada a infecções das vias biliares (colangite).

• vazamentos de bile (fístulas)

• Estreitamento dos canais biliares após cirurgias ou por radioterapia;

Quais são os tipos de drenagem das vias biliares?

A drenagem biliar pode ser realizada de três formas distintas, que dependem das condições clínicas de cada paciente:

• Drenagem biliar externa: o cateter é colocado através da pele dentro do canal biliar. A bile passa então a escoar por esse cateter e é armazenada em uma pequena bolsa coletora.

• Drenagem biliar interna-externa: nessa modalidade, a bolsa coletora é mantida apenas nas primeiras horas/dias. Isso é possível pois, além de drenar para a bolsa, o cateter também consegue realizar o escoamento da bile para o interior do intestino.

• Drenagem biliar interna: para alguns pacientes, é possível a colocação de uma prótese (ou stent), que tem por função abrir o caminho da obstrução e funcionar como um túnel ou ponte entre as vias biliares e o intestino.

 

Como a drenagem biliar pode ajudar o paciente com câncer?

A obstrução das vias biliares leva ao acúmulo das bilirrubinas no sangue. Esse acúmulo se manifesta nos pacientes com a alteração da coloração da pele e mucosas, que ficam amareladas, chamada de icterícia. A icterícia pode causar sensação de prurido (coceira) muito intensa na pele do corpo todo.

Além disso, os pacientes que não absorvem normalmente a bile apresentam perda de peso e alterações dos níveis dos eletrólitos no sangue, o que pode levar a emagrecimento e mal-estar. 

Ao realizar a drenagem das vias biliares, o paciente pode ter alívio consideravelmente rápido desses sintomas. Muitas vezes a drenagem pode ser realizada como “ponte”, ou seja, como tratamento provisório até que o paciente tenha condições de realizar um tratamento definitivo. Em outros casos, os cateteres ou próteses de drenagem podem ser mantidos indefinidamente.

 

Referências: 

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2194493/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31980509/

 

Escrito por:

Dr. Lucas Moretti Monsignore
CRM/SP 121.017 - RQE 38.296/38.297
Atualmente um dos diretores da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice), entidade representativa da especialidade

Anterior
Anterior

Anomalia do Desenvolvimento Venoso

Próximo
Próximo

Trombose venosa cerebral