Quais os tipos de tratamento para o Aneurisma Cerebral?

Aneurisma

O aneurisma cerebral é uma dilatação, semelhante à uma bolha, que aparece na parede de alguma artéria do cérebro.

Os aneurismas podem ser divididos de acordo com seu tamanho, “formato” e localização. Os aneurismas são áreas frágeis das artérias e por isso podem se romper, causando o AVC hemorrágico – o popular “derrame cerebral”. Aqueles que já romperam são chamados de “aneurismas rotos”, e os que nunca romperam de “aneurismas não-rotos”.

Na maioria dos casos, não é possível determinar uma causa exata para o aparecimento de aneurismas. Sabe-se, porém, que eles surgem devido a uma fragilidade na parede das artérias do cérebro. Essa fragilidade pode existir por causa genética, traumatismos, infecções e inflamações. Além dessas causas, fatores como pressão alta e o cigarro podem estimular o desenvolvimento dos aneurismas.

Quer saber mais sobre os aneurismas e descobrir quais são as melhores formas de tratamento? Então, continue com a gente até o fim do texto e fique bem-informado!

 

Quais são os sintomas do aneurisma?

Infelizmente, a maioria das pessoas que possuem um aneurisma do tipo “não-roto” não apresentam sintomas. São essas pessoalmente que geralmente o descobrem ao acaso, após realizar algum exame que mostre imagens do cérebro, como a Tomografia Computadorizada ou a Ressonância Magnética para avaliar outros problemas de saúde. Em alguns pacientes os aneurismas podem atingir um tamanho tão grande que pode levar o surgimento de sintomas mesmo sem nunca ter rompido. Tais sintomas geralmente são:

  • Visão dupla;

  • Pálpebra caída de um dos lados;

  • Turvação da visão;

  • Vertigem;

  • Sonolência exagerada ou de início rápido;

  • Dificuldade para andar ou perda do equilíbrio;

  • Alteração da consciência podendo levar ao coma;

Já no caso dos aneurismas do tipo “roto”, os sintomas geralmente são mais importantes e surgem rapidamente. Os mais comuns são listados abaixo, sendo que muitas vezes podem aparecer combinados:

  • Dor de cabeça súbita e em grande intensidade, que muitos definem como “a pior dor de cabeça que já senti”;

  • Náusea e vômitos que não melhoram;

  • Convulsões;

  • Tontura e fraqueza;

  • Perda de consciência súbita;

  • Perda da força em um dos lados do corpo e do rosto;

  • Queda das pálpebras;

  • Aumento exagerado da pressão arterial;

 Caso você ou alguém que conheça esteja sentindo algum desses sintomas, procure um serviço hospitalar de urgências ou pronto socorro imediatamente!

 

Quais são os tratamentos possíveis para o aneurisma?

Existem basicamente dois tipos de tratamento para o aneurisma, o tradicional e o minimamente invasivo. Conheça mais sobre eles a seguir:

 

●      Tratamento cirúrgico “aberto”

Esta é a forma mais tradicional de tratamento dos aneurismas. Nela, o neurocirurgião realiza a chamada “craniotomia”, para conseguir  acessar o aneurisma de maneira externa. É então realizada a  “clipagem” do colo do aneurisma, usando técnicas microcirúrgicas.

 

●     Tratamento endovascular ou “embolização”

É o procedimento minimamente invasivo, realizado pelo cateterismo das artérias do cérebro. Esse pode ser realizado puncionando uma artéria da virilha ou do braço. Através desta, o Neurorradiologista Intervencionista utiliza cateteres delicados, especialmente desenhados para chegar até o local do aneurisma pelo interior das artérias e realiza uma das diversas técnicas de embolização dos aneurismas. Tal procedimento é chamado de embolização e pode ser realizado apenas por médicos que tenham um treinamento especializado em técnicas minimamente invasivas. Na maioria das vezes, o tempo de recuperação e o tempo de internação são significativamente menores. Em geral o paciente precisa ficar internado durante um a três dias e retorna às suas atividades em torno de uma semana após a cirurgia.

A NeoCure conta com médicos especialistas em Neurorradiologia Intervencionista, a especialidade médica que trata de pacientes com aneurismas cerebrais usando as técnicas minimamente invasivas como a embolização. Entre em contato e marque uma consulta para tirar suas dúvidas sobre as técnicas, tratamentos e outras questões.

Anterior
Anterior

Hemangioma e Malformação Vascular

Próximo
Próximo

Quais possíveis sequelas do Aneurisma Cerebral?