Aqui você encontra a versão expandida das publicações das nossas redes sociais.
Conteúdo atualizado semanalmente, escrito por nossos especialistas.
Anomalia do Desenvolvimento Venoso
Vemos na nossa prática muitos pacientes com a descoberta incidental de Anomalia do Desenvolvimento Venoso (ADV) no cérebro. A história típica é a de quem realizou exame de Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada por alguma outra razão e a encontrou de maneira incidental.
Nesse momento, naturalmente, surgem algumas perguntas: O que é uma ADV e quais perigos ela pode trazer? A ADV tem alguma relação com meus sintomas?
Drenagem biliar traz conforto ao paciente oncológico
Drenagem percutânea da via biliar é um procedimento médico realizado pelo Radiologista Intervencionista,indicado quando há alguma obstrução ou vazamento de bile dentro do fígado.
Trombose venosa cerebral
Trombose venosa cerebral é a doença rara na qual ocorre formação de coágulos sanguíneos (trombos) no interior dos seios durais ou cerebrais, podendo ocasionar hemorragia (AVC hemorrágico) ou infarto (AVC isquêmico) no local afetado.
Tromboembolismo pulmonar – como a Radiologia Intervencionista pode ajudar?
As tromboses venosas podem ocorrer em diversos territórios da circulação do corpo. Alguns casos acarretam impacto maior sobre o estado da saúde, podendo colocar a vida em risco. Neste grupo, destacam-se principalmente as tromboses pulmonares e tromboses venosas cerebrais. Hoje, discutiremos em detalhes alguns aspectos da trombos/embolia pulmonar.
Dor de cabeça – quando você deve se preocupar?
Apesar de comuns, se você tem uma dor que começa de repente, é muito intensa ou demora muito a passar, é possível que haja um problema maior por trás dela. Então, como diferenciar se a dor é do tipo que você pode tratar em casa ou se é preciso procurar o médico? Vamos explicar abaixo e responder melhor essa pergunta.
Angiografia cerebral: dúvidas mais comuns sobre o exame
O exame de angiografia por cateter se difere daqueles outros exames de imagem que usam câmeras, por exemplo. Nesse exame, a base das imagens é o raio-X, associado à tecnologia da subtração digital e o uso do contraste para desenhar a anatomia dos vasos sanguíneos.
Embolização de aneurismas cerebrais com stent redirecionador de fluxo
Os stents redirecionadores de fluxo ou simplesmente diversores de fluxo possibilitaram o tratamento de aneurismas que não podiam ser tratados por outras técnicas, ajudando na reconstrução da parede da artéria.
Ataque Isquêmico transitório – AIT: busca rápida por atendimento médico pode evitar quadros mais graves
O Ataque Isquêmico transitório (AIT) pode até ser menos conhecido que o Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas há uma relação muito próxima entre as duas condições, e o menor sinal de sintoma é motivo para buscar atendimento médico.
Balões na embolização de aneurismas cerebrais
Os balões ajudam a dar estabilidade às molas durante a embolização, podendo ser inflados e desinflados de maneira controlada pelo médico intervencionista. São ferramentas importantes e versáteis no arsenal da especialidade.
Cuidados importantes no pós-operatório de embolização, quimioembolização e ablação dos tumores hepáticos
Os cuidados no período pós-operatório dos procedimentos de embolização e quimioembolização de tumores hepáticos são dispensados tanto pelo médico intervencionista quanto pelo clínico que acompanha o paciente.