Aqui você encontra a versão expandida das publicações das nossas redes sociais.
Conteúdo atualizado semanalmente, escrito por nossos especialistas.
Casos de COVID-19 podem aumentar o risco de AVC?
Para além dos problemas respiratórios, temos visto que as consequências da inflamação pela COVID-19 no organismo são diversas e, por ser uma doença nova, a cada dia pesquisas e evidências são levantadas e avaliadas…
Miomas uterinos: tratamento minimamente invasivo para esse problema comum e silencioso entre as mulheres
O mioma uterino é uma condição muito comum na população feminina. A boa notícia é que há como realizar o tratamento dos sintomas de maneira eficaz e menos invasiva! Vamos conhecer?
Câncer de mama: como a radiologia intervencionista pode ajudar no tratamento?
O câncer de mama metastático, uma doença complexa e geralmente cercada de tabus, é tratável. Estabilizar e reduzir o crescimento dos nódulos, além de minimizar os sintomas causados pela doença, são o foco dos procedimentos adotados - desses, os mais conhecidos são a quimioterapia, a anti-hormonioterapia e a imunoterapia.
No entanto, procedimentos menos invasivos podem efetivamente beneficiar o tratamento e a qualidade de vida dos pacientes. Dentre esses, a ablação por radiofrequência, a quimioembolização e a radioembolização são recomendados.
Ablação percutânea: alternativa no tratamento do câncer
A ablação tem importante papel na Oncologia Intervencionista. O raciocínio por trás da aplicação é simples: levar uma agulha, antena ou probe até o tumor e aplicar nele alguma tecnologia que causa variações de temperatura e leva à sua destruição.
Hipotensão liquórica espontânea
A hipotensão liquórica espontânea embora incomum é causa de dores de cabeça incapacitantes. Conheça suas causas, como definir seu diagnóstico e seu tratamento.
Retinoblastoma: quimioterapia intra-arterial realizada em Ribeirão Preto
Nossa equipe da Radiologia Intervencionista atende os pacientes seguidos no Centro de Oncologia Ocular do HCFMRP, que recebe financiamento do PRONON. O projeto permitiu implementar o uso da quimioterapia intra-arterial para as crianças com retinoblastoma, o tumor ocular mais comum na faixa pediátrica.
Fístulas arteriovenosas pulmonares
Se não forem tratadas, as fístulas arteriovenosas pulmonares podem fazer um coágulo de sangue formado nos pulmões a migrar pelos vasos até se alojar em outra parte do corpo, como braços, pernas e cérebro.
Dissecção de artérias cervicais
A dissecção ocorre quando um "rasgo" na parede da artéria permite que o sangue vaze entre as camadas e as separe. Pode ser causada por traumatismo, queda ou hiperextensão do pescoço em esportes ou exercícios, até mesmo após levantamento de pesos pesado…
Hiperplasia benigna da próstata - existe tratamento para os sintomas
Com o avanço da idade, a maioria dos homens terão hiperplasia da próstata e alguns terão sintomas em maior intensidade. A embolização das artérias prostáticas melhora os sintomas, sem a necessidade de cirurgia e sem riscos de impotência sexual.
Hipertensão intracraniana idiopática: rara, potencialmente grave, mas que tem tratamento
Responsável por dores de cabeça que não melhoram, por zumbido pulsátil, visão dupla e perda da visão, a hipertensão intracraniana idiopática (HII) não tem uma causa conhecida até hoje, porém é uma doença grave e que tem tratamento.